Tal como definido, no documento orientador por excelência, o Projeto Educativo, a missão do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas consiste num processo contínuo de formação de cidadãos críticos, responsáveis e empreendedores, dotados de competências essenciais para a integração na vida ativa e na comunidade, preparados para o sucesso e para contribuírem, com a sua realização pessoal, na construção de uma sociedade equitativa e solidária.
Neste âmbito, o Plano Anual de Atividades constitui um instrumento do exercício de autonomia e nele se reflete a realidade do agrupamento no seu dia-a-dia.
Este plano concretiza as linhas orientadoras, objetivos, valores e metas enunciados no Projeto Educativo (PE), priorizando e elencado as atividades a concretizar no respeito pelo regulamento interno e dentro dos limites orçamentais. Trata-se de um documento de planeamento, que define, em função do Projeto Educativo, para cada departamento curricular ou para cada projeto, as formas de organização e programação das atividades e que procede à identificação dos recursos necessários à sua execução” (alínea c, artigo 9.º, do Decreto-Lei nº 137/2012, de 2 de julho).
Para uma melhor análise e consulta da informação, o Plano Anual de Atividades apresenta-se através de um ficheiro excell, onde, através de filtros, podemos pesquisar as atividades por departamento, por projeto, por tipo de atividade, por articulação curricular, por linha orientadora do PE…
Nos gráficos seguintes apresenta-se, de forma esquemática, as atividades organizadas de acordo com alguns destes critérios
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
O plano agora apresentado reúne, em função do Projeto Educativo, um conjunto de atividades diversificadas que devem constituir-se como um incentivo à participação de todos os intervenientes da Comunidade Educativa, visando uma troca de aprendizagens e experiências indispensáveis para o desenvolvimento intelectual, social e afetivo dos nossos alunos. Por isso, é importante o empenho colocado por todos na sua elaboração e no desenvolvimento das ações nele inscritas, para a construção de uma escola inclusiva para todos e de sucesso e qualidade.
Enquanto documento dinâmico, o Plano Anual de Atividades, mobilizador e aglutinador de vontades, será sempre que necessário, passível de reformulação em função dos condicionalismos conjunturais, permitindo integrar mais atividades ou alterar as propostas, desde que devidamente planificadas pelos seus proponentes e apresentadas e aprovadas em Conselho Pedagógico. Considera-se assim, que o mesmo é um documento aberto, cuja operacionalização exige atitudes de cooperação e de compromisso de toda a comunidade educativa.
O Plano Anual de Atividades será objeto de uma avaliação intercalar, que deverá ocorrer em meados do segundo período e uma avaliação final, no fim do ano letivo. As atividades serão avaliadas, em função das metas estabelecidas, através da plataforma eletrónica, utilizando uma escala de 1 a 4, após o que será elaborado um relatório de avaliação do plano agora apresentado.
Plano Anual de Atividades 2017/18
Apresentação do Plano Anual de Atividades 2017/18
Plano Anual de Atividades 2016/17