acheter du cialis en ligne
user_mobilelogo

Serviços Online

   email  Email

  moodle Moodle

   sumarios logo   Sumários

   sumarios logo   Alunos & E.E.

Ementa Semanal

    icon cardapio  EB1 e JI 

    icon cardapio  EB23PBP

    icon cardapio  ESJBV

    icon cardapio  VEGETARIANA

Sugestões do Mês

   6-Book-Club-icon Leitura

   movie-camera-icon small Cinema

   music-note-SH-icon Música

Documentos Orientadores

    pdf 24  Projeto Educativo 

 

    pdf 24  Projeto Curricular

 

    pdf 24  Plano de Atividades

 

    pdf 24  Regulamento Interno

 

    pdf 24  Plano de Formação

 

    pdf 24  Plano de Melhoria

 

    pdf 24  PNPSE do Agrupamento

Informações úteis

 calendario escolar 

 

 oferta formativa logo

 

provas de aferição

 

 exames 2017 18

 

rankin escolas 2016

 

infoescolasjpg

 

atlas da educação 2015

 

estado da educacao 2015

Projetos e Programas

 Academia de Autores logo

 

PES logo

 

enpar letras

 

logoonde

 

prémio ciência na escola

 

clubes programacao robotica

 

team blasius cansat logo

 

cansat logo

 

comenius logo

 

erasmus logo

 

webinr DGE

 

EuroRun logo

 

seguranet

Siga-nos

facebook logo    twitter logo    youtube logo     

Quem está em linha

Temos 50 visitantes e sem membros em linha

educação especial

A Educação Especial tem como objetivo proporcionar a integração de alunos com Necessidades Educativas Especiais de carácter permanente, o que só é possível numa escola inclusiva.

O perfil de funcionalidade desses alunos obriga, inúmeras vezes, a que o Agrupamento se organize na implementação de medidas diferenciadas que contribuem para proporcionar uma educação inclusiva, ajustadas as respostas educativas eficazes que permitam desenvolver, não só competências académicas, mas também competências específicas, individualizadas, de modo a que seja possível a inserção e participação responsável na sociedade.

A prossecução deste objetivo é assegurada por uma equipa de profissionais composta por docentes de Educação Especial, dois psicólogos, uma terapeuta da fala, a tempo parcial, e várias assistentes operacionais que garantem o acompanhamento permanente dos alunos que dele necessitam.

As atividades dinamizadas por esta equipa decorrem em espaços específicos devidamente equipados e adequados ao desenvolvimento de tarefas de cariz predominantemente funcional. Assim, o Agrupamento dispõe de três salas (duas na Escola Básica e uma na Escola Secundária) onde este trabalho é realizado, além de duas Unidades de Ensino Estruturado para a educação de alunos com perturbações do espetro do autismo (pré-escolar/primeiro ciclo e segundo/terceiro ciclos).

São também desenvolvidas atividades e projetos em articulação com outras estruturas educativas, como o PES e Atividades Desportivas Adaptadas.

Os currículos específicos dos alunos são complementados com áreas especiais (natação adaptada, informática, artes, ciências divertidas, ateliê de música) que, sendo lecionadas por docentes dos vários departamentos, permitem desenvolver globalmente as suas capacidades.

No âmbito do Plano Individual de Transição, o agrupamento tem estabelecido acordos de colaboração com entidades públicas e privadas do concelho (Centro Hípico de Santa Maria, salão de cabeleireiro Eternity Colours, Câmara Municipal de São Brás de Alportel) de forma a proporcionar experiências significativas aos alunos em contexto real de trabalho, preparando-os para a vida pós-escolar.

Por fim, e com o objetivo de diversificar as experiências dos alunos, têm sido desenvolvidas parcerias com entidades locais e nacionais, tais como: Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Centro de Interpretação e Educação Ambiental “Quinta do Peral”, Jardim Zoológico de Lisboa, entre outras.