acheter du cialis en ligne
user_mobilelogo

Serviços Online

   email  Email

  moodle Moodle

   sumarios logo   Sumários

   sumarios logo   Alunos & E.E.

Ementa Semanal

    icon cardapio  EB1 e JI 

    icon cardapio  EB23PBP

    icon cardapio  ESJBV

    icon cardapio  VEGETARIANA

Documentos Orientadores

    pdf 24  Projeto Educativo 

 

    pdf 24  Projeto Curricular

 

    pdf 24  Plano de Atividades

 

    pdf 24  Regulamento Interno

 

    pdf 24  Plano de Formação

 

    pdf 24  Plano de Melhoria

 

    pdf 24  PNPSE do Agrupamento

Informações úteis

 calendario escolar 

 

 oferta formativa logo

 

provas de aferição

 

 exames 2017 18

 

rankin escolas 2016

 

infoescolasjpg

 

atlas da educação 2015

 

estado da educacao 2015

Projetos e Programas

 Academia de Autores logo

 

PES logo

 

enpar letras

 

logoonde

 

prémio ciência na escola

 

clubes programacao robotica

 

team blasius cansat logo

 

cansat logo

 

comenius logo

 

erasmus logo

 

webinr DGE

 

EuroRun logo

 

seguranet

Siga-nos

facebook logo    twitter logo    youtube logo     

Quem está em linha

Temos 35 visitantes e sem membros em linha

dia do animal 4 outubroNo dia 6 de outubro, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Animal, os alunos da Escola EB1 n.º2 participaram na devolução à natureza de um peneireiro-vulgar.

A iniciativa do Centro de Interpretação e Educação Ambiental de São Brás de Alportel – Quinta do Peral, procurou sensibilizar os alunos para os cuidados a ter com a nossa "casa comum". 

A libertação do peneireiro-vulgar, um falcão pequeno, foi o ponto alto de uma manhã repleta de atividades dinamizadas pelo RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens, que realizou 2 sessões de educação ambiental para cerca de 120 alunos do 1º ao 4º ano daquela escola, sobre a fauna autóctone do Algarve.

Esta ação integra o programa de atividades previsto para o novo ano letivo do Centro de Interpretação e Educação Ambiental - Quinta do Peral, o qual inclui um conjunto diversificado de atividades que envolvem as escolas do concelho com o intuito de proporcionar novas aprendizagens e experiências ao público escolar. 

  Libertação de Peneireiro-vulgar 01 Libertação de Peneireiro-vulgar  
       
Trabalhos dos Alunos
  libertação falcão Libertação do falcão peneireiro  
 
sessão com a RIAS

SERRA DO CALDEIRÃO NA NOSSA MÃO…serra caldeirao nossa mao 09

Este é o título de um projeto desenvolvido pelos alunos dos 1º e 2º anos do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, do nosso agrupamento no âmbito do Concurso “Ciência na Escola”, com o objetivo de prevenir e monitorizar os fogos florestais, grande flagelo que tem atingido o nosso concelho e cuja época crítica se aproxima.

Depois do projeto ter sido selecionado, na fase regional, e ter recebido financiamento para desenvolvimento, os docentes de informática e de físico-química, coordenaram todo o trabalho, o qual foi desenvolvido em estreita colaboração com a Proteção Civil Municipal e os Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel, bem como da Universidade do Algarve.

Este trabalho consistiu no estudo e criação de duas estações, uma fixa e outra móvel para avaliação das condições climatéricas e grau de progressão de um incêndio.

Este trabalho, já reconhecido pelo Comandante dos Bombeiros como muito útil e inovador na prevenção e monitorização de fogos, através da recolha e envio de fatores (humidade, pluviosidade, vento, temperatura, fumo) de locais específicos do concelho de S. Brás de Alportel, tem também enormes vantagens pedagógicas e sociais: os alunos, através do desenvolvimento de uma atividade de empreendedorismo, tiveram contato com todas as fases de concepção de um projeto, como: planeamento de atividades, pesquisas na literatura científica disponível, pedido de orçamentos, cálculo de custos, pedido de patrocínios, estabelecimento de protocolos com entidades públicas e privadas e todas as dificuldades inerentes ao desenvolvimento dos projetos em si. 

O entusiasmo e envolvimento dos alunos e respetivos docentes e a visibilidade do projeto, pelas entidades externas que envolveu, contagiaram outros colegas e até as famílias que manifestaram grande apoio ao seu desenvolvimento e grande expetativa e orgulho no produto final. Este tem um particular significado para o concelho de S. Brás de Alportel, que foi agressivamente fustigado por dois grandes incêndios florestais, em 2004 e em 2012.

A autarquia tem vindo desde há muito a manifestar vontade de adquirir uma ou mais estações meteorológicas para instalar na zona serrana do concelho, que forneça dados reais do concelho e não estejamos dependentes de dados aproximados recolhidos em Faro, mas tal ainda não tinha sido possível atendendo à dependência de fornecimento de energia e ao elevado valor do sistema. Esta estação e este dispositivo apresentam um custo muito mais baixo e permitem a recolha desses dados e a sua monitorização permanente, na sede da proteção civil municipal.

Este projeto, devido à sua dimensão e envolvência de instituições locais e regionais, mostrou-se como uma oportunidade ímpar dos alunos se sentirem úteis por serem detentores de conhecimento e de se valorizarem por terem a oportunidade de, com os saberes adquiridos na escola, poderem ajudar todos à sua volta.

Neste momento, pelo feedback obtido, concluímos que o projeto tem todo o potencial para se revelar numa mais-valia para a prevenção e combate dos incêndios florestais, incluindo, viabilidade económica, sem esquecer todo o todo o acréscimo de conhecimento científico e técnico obtido pelos alunos.

serra caldeirao nossa mao 01 serra caldeirao nossa mao 07 serra caldeirao nossa mao 02 serra caldeirao nossa mao 04
       
serra caldeirao nossa mao 03 serra caldeirao nossa mao 05 serra caldeirao nossa mao 06 serra caldeirao nossa mao 08

arrow9 Descrição do Projeto

o planeta limpo do filipe pintoA Associação de Pais do nosso Agrupamento, em parceria com a Câmara Municipal, organizou o espetáculo O Planeta limpo com Filipe Pinto que irá realizar-se no Cineteatro de São Brás d Alportel no dia 9 de abril pelas 15h30.

Este espetáculo é dedicado aos alunos entre o pré-escolar e o 2º ciclo e tem como temática o meio ambiente/ecologia. 

O espetáculo consta de uma peça de teatro, canções, entrega de um livro por família e sessão de autógrafos com o Filipe Pinto.

Os alunos terão direito,também, ao jogo on-line anexo ao livro.

Os bilhetes encontram-se à venda na Galeria anexa ao Cineteatro e na própria bilheteira do Cineteatro. São 5€ por pessoa.

NÃO FALTES!

dia da floresta 01Estando a aproximar-se o Dia Mundial da Floresta, a engenheira Silvia Ribeiro, técnica da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, desenvolveu com várias turmas do 2º e 3º ciclos, sessões formativas e de sensibilização para esta temática, com principal enfoque na proteção e sustentabilidade da floresta.

Muito obrigada à Câmara Municipal e à engenheira Sílvia por mais esta atividade em parceria, neste caso sobre um tema tão atual e tão importante para São Brás de Alportel.

dia da floresta 02      dia da floresta 03

o zoo vai a escola 01Os alunos com CEI (Currículo Específico Individual) da Escola Poeta Bernardo Passos e Escola Secundária José Belchior Viegas estão a desenvolver um projeto pioneiro em Portugal, em parceria com o Centro de Interpretação e Educação Ambiental do município- Quinta do Peral e o Centro Pedagógico do Jardim Zoológico de LIsboa.

O projeto intitula-se "O Zoo vem à Escola" e tem como objetivo, promover o contacto mais próximo com a realidade e o quotidiano dos animais deste espaço.

O projeto desenvolve-se num conjunto de 4 sessões informativas, via Skype, onde, um biólogo, que está, em cada ligação, junto dos animais protagonistas de cada sessão apresenta, por videoconferência, as suas características, hábitos e alimentação.

O projeto culminará com uma visita ao Jardim Zoológico de Lisboa no próximo mês maio.

A primeira sessão ocorreu no dia 1 de dezembro na Biblioteca Municipal e foi dedicada aos mamíferos. A segunda, ocorreu em janeiro e teve como tema as aves. Em fevereiro, na terceira sessão, os alunos ficaram a conhecer melhor os répteis. Na última sessão, que terá lugar em abril, os animais em extinção serão os protagonistas.

Com uma forte componente lúdico-pedagógica, "O Zoo vai à Escola" utiliza as recentes tecnologias para fomentar o nível de conhecimentos dos alunos sore o reino animal enquanto vivem uma experiência única e inesquecível, ganhando uma maior consciencialização em relação à Natureza.

 o zoo vai a escola 02  o zoo vai a escola 03  o zoo vai a escola 04  o zoo vai a escola 05  o zoo vai a escola 06