acheter du cialis en ligne
user_mobilelogo

Serviços Online

   email  Email

  moodle Moodle

   sumarios logo   Sumários

   sumarios logo   Alunos & E.E.

Refeitório - Ementas

    icon cardapio  EB1 e JI 

    icon cardapio  EB23PBP

    icon cardapio  ESJBV

Sugestões do Mês

   6-Book-Club-icon Leitura

   movie-camera-icon small Cinema

   music-note-SH-icon Música

Documentos Orientadores

    pdf 24  Carta de Missão 

 

    pdf 24  Projeto Educativo

 

    pdf 24  Plano de Atividades

 

    pdf 24  Regulamento Interno

 

    pdf 24  Plano de Formação

 

    pdf 24  PNPSE do Agrupamento

 

     pdf 24  Promoção da Disciplina

Projetos e Programas

 Academia de Autores logo

 

PES logo

 

infopoint aejbv logo

 

PNL logo

 

enpar letras

 

logoonde

 

FIPCE 18 19 png

 

programacao robotica

 

scratch logo

 

cansat logo

 

comenius logo

 

MUSEUMS IN EDUCATION logo

 

Consious Consumers of Future logo 

 

logo

 

webinr DGE

 

EuroRun logo

 

seguranet

Siga-nos

facebook logo    twitter logo    youtube logo     

Quem está em linha

Temos 7 visitantes e sem membros em linha

Proteção de Dados

Encarregado de Proteção de Dados
Jorge Manuel Carrasquinho Vieira
rgpd.dsral@dgeste.mec.pt
Telefone: 289 893 900
Morada: EN125, Sítio das Figuras,
8000-761 Faro

olimpiadas da química 2019

No passado dia 6 de abril decorreu no Departamento de Química e Farmácia da Universidade do Algarve (UALG) mais uma edição das semifinais regionais das Olimpíadas de Química Júnior.

Participaram 28 equipas vindas de escolas do Ensino Básico da região do Algarve, duas das quais da nossa Escola Poeta Bernardo Passos.

As equipas eram constituídas pelos alunos: Beatriz Chaveca; Diogo MoraisFernando Rodrigues (9.º D); Catarina Alves (9.º A); Beatriz Silva e Laura Casimiro (8.º E). 

As provas teórico / práticas tiveram início pelas 10h. Após a realização das provas os alunos e os professores participaram numa encenação em espaço aberto da Tabela Periódica dos elementos. Esta atividade surge no âmbito do Ano Internacional da Tabela Periódica, que em 2019, comemora os 150 anos da sua criação. 

Os professores acompanhantes Bárbara Moiteiro e Sílvia Leal querem dar os parabéns aos alunos pela sua participação e também pelo interesse e disponibilidade demonstrada.

olimpiadsa quimica junior 01 olimpiadsa quimica junior 02 olimpiadsa quimica junior 03 olimpiadsa quimica junior 04 olimpiadsa quimica junior 05

heróis da frutaÉ oficial, depois dos óscares, arranca a competição escolar mais saudável e divertida do ano!

Este ano, são mais de 800 vídeos candidatos aos prémios exclusivos, reservados às turmas finalistas.

O apuramento dos 100 vídeos finalistas decorrerá até às 10h00 do dia 25 de março de 2019, sendo selecionados 5 vídeos por cada um dos 18 distritos continentais e das 2 regiões autónomas dos Açores e da Madeira, da seguinte forma: os 3 com mais Votos por Telefone e os 2 com mais Gostos no YoutubeÉ oficial, depois dos óscares, arranca a competição escolar mais saudável e divertida do ano!

O nosso vídeo do projeto "Heróis da Fruta" já está em votação.

Para votarem, cliquem no link a seguir, onde poderão visualizar o vídeo no Youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=xrpWZT1IEqg

Ajudem a divulgar e que ganhe o melhor 

Amigos e familiares, toca a votar!

15ª_edicao_premio_ciencia_na_escola_04

Nos dias 8 e 9 de janeiro decorreu no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, a Mostra Nacional da 15ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”, com a exposição dos 100 projetos selecionados pelo Júri Nacional e a cerimónia de entrega de prémios.

O nosso agrupamento esteve representado com dois projetos: 

 Transmedia Storytelling - o teu futuro passa pela biblioteca, destinado aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

→  Rapel para a vida..., destinado aos alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico.

Os dois projetos foram concebidos e realizados pelo professor Vítor Gonçalves com a colaboração dos alunos do Clube da Robótica e uma turma do 1º ciclo.

15ª_edicao_premio_ciencia_na_escola 15ª edicao_premio_ciencia_na_escola_01 15ª_edicao_premio_ciencia_na_escola_02 15ª_edicao_premio_ciencia_na_escola_03
       
15ª edicao_premio_ciencia_na_escola_05 15ª edicao_premio_ciencia_na_escola_06 15ª edicao_premio_ciencia_na_escola_07 15ª edicao_premio_ciencia_na_escola_08

Em 1269 candidaturas, o projeto "Transmedia Storytelling - Escalão do 1º Ciclo - O teu futuro passa pela biblioteca" conquistou o segundo lugar na categoria que foi a concurso, ou seja, primeiro ciclo.

O prémio foi entregue pela secretária de estado adjunta da educação Alexandra Leitão, o secretário de estado da educação João Costa e pelo Engenheiro Ilídio Pinho.

Vencedores do concurso sobre Poupança de Água foram até ao Oceanário de LisboaO Município de São Brás de Alportel levou as duas turmas do 1.º ciclo, vencedoras do concurso lançado às escolas do concelho “Poupe água! Gota a gota podemos salvar o futuro!”, a visitar o Oceanário de Lisboa, no passado dia 20 de novembro.

Entre os vários desenhos apresentados a concurso pelas turmas do 1.º ciclo do concelho, o júri do concurso atribuiu o primeiro lugar ao desenho da turma n.º 3 da EB 1 n.º 2 enquanto o desenho da turma da EB1 do Alportel alcançou o segundo lugar

O concurso foi lançado pelo Município de São Brás de Alportel com o objetivo de sensibilizar as camadas mais jovens sobre a importância da poupança da água e do seu uso consciente e eficiente.

Todos os alunos participantes receberam também um copo telescópico com mensagens alusivas ao concurso e à poupança de água.

A iniciativa, coordenada pela Unidade de Ambiente e Serviços Urbanos da Câmara Municipal, está integrada no projeto “Promoção do Uso Eficiente da Água  à população residente no concelho de São Brás de Alportel”, que conta com financiamento do Fundo Ambiental e é desenvolvido no âmbito do Plano Municipal de Poupança de Água.

  1º premio Poupe água Gota a gota podemos salvar o futuro 2º premio Poupe água Gota a gota podemos salvar o futuro  
  Turma n.º 3 da EB 1 n.º 2 Turma da EB1 do Alportel  

concurso banda desenhada dos direitos humanosE se de repente as palavras ganhassem vida com as tuas ilustrações?

Desafia a tua criatividade para transformares a Declaração Universal dos Direitos Humanos numa banda desenhada e poderás ver o teu trabalho numa exposição e ainda publicado em livro.

Se frequentas um curso do nível secundário de educação, reúne os teus colegas e fala com o teu diretor de turma para, em conjunto, participarem no concurso "Banda Desenhada dos Direitos Humanos", promovido pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), no âmbito das comemorações dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos 40 anos da adesão de Portugal à Convenção Europeia dos Direitos Humanos.

O desafio é simples! Elabora, juntamente com os teus colegas, uma proposta de banda desenhada constituída por 30 tarjas (uma por direito), cada qual composta por três imagens (28cm x 28cm), e conquista um troféu para a tua escola.

O teu professor deverá manifestar o vosso interesse em participarem neste concurso até ao dia 30 de novembro de 2018, através do envio de um e-mail para:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Para mais informações, consulta aqui o regulamento.

14ª edicao premio ciencia na escolaQuando menos esperávamos, fomos agraciados com o primeiro prémio "Ciência na Escola", no escalão mais elevado da competição, pelo projeto "DIGI3D - Uma solução para a deficiência motora".

Recebemos o prémio das mãos do Engenheiro Ilídio Pinho, do Ministro da Educação, Tiago Brandão, do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado.

A equipa de robótica, do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, está, assim, de parabéns!

O professor Vítor Gonçalves, enquanto coordenador, agradece todo o interesse e empenho dos alunos que participaram no projeto, então, por ordem alfabética, temos: Alexandre Badalo, Marco Martins e Ricardo Madeira.

Vimos, ainda, por este meio, agradecer todo o suporte prestado pela direção do agrupamento, câmara municipal e direção de serviços da região do Algarve, bem-haja a todos e muito obrigado!

O professor Vítor Gonçalves, em particular, aproveita este espaço, para dedicar esta pequena vitória à nossa querida e eterna Dr.ª Aida Cardoso que estará, certamente, num lugar melhor, a torcer pelo sucesso de todos os professores e alunos deste agrupamento.

Agrupamento que valoriza a ciência, a cultura e, acima de tudo, o desenvolvimento sustentado no conhecimento.

2016 17 premio ciencia na escola 09 2016 17 premio ciencia na escola 07 2016 17 premio ciencia na escola 08 2016 17 premio ciencia na escola 01
       
2016 17 premio ciencia na escola 02 2016 17 premio ciencia na escola 03 2016 17 premio ciencia na escola 04 2016 17 premio ciencia na escola 05

 

literacia 3D logoNo passado dia 10 de março, realizou-se a final regional do concurso, promovido pela Porto Editora: “Literacia 3D – Desafio pelo Conhecimento”, na Escola Básica Afonso III, em Faro.

O nosso Agrupamento participou no âmbito da literacia Matemática e da literacia Científica, tendo sido representado, respetivamente, pelas alunas Patrícia Rosca do 6º E e Marta Scotto do 7º A.

A Patrícia ficou classificada em 9º lugar na literacia Matemática e a Marta ficou classificada em 7º lugar na literacia Científica.

O Agrupamento agradece a participação das alunas e congratula-as pelas suas prestações no concurso.

literacia 3D 2017

olimpíadas nacionais da informáticaNo passado dia 8 de Maio o aluno Alexandre Badalo do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos participou na final nacional das Olimpíadas Nacionais de Informática obtendo um honroso 26º lugar.

A final teve lugar no Departamento de Ciência de Computadores na Universidade do Porto onde se juntaram os melhores 31 alunos das centenas de participantes da primeira parte do concurso.

Parabéns, Alexandre!!!

2017 olimpiadas nacionais informatica 2017 olimpiadas nacionais informatica 01 2017 olimpiadas nacionais informatica 02 2017 olimpiadas nacionais informatica 03

rosa de los vientosNo âmbito da disciplina de Geografia, os alunos do 7ºano de escolaridade participaram no «concurso rosa dos ventos», que visou a concretização dos seguintes objetivos: compreender a importância da rosa dos ventos na localização relativa, consolidando temáticas do primeiro período e compreender a reciclagem e reutilização com vista a uma sociedade mais sustentável, dando resposta ao desafio do concurso que consistia na utilização de 80%  de materiais reciclados .

Os alunos estão de parabéns pela originalidade e criatividade dos trabalhos elaborados, que posteriormente foram expostos no átrio junto àbiblioteca da escola Poeta Benardo de Passos.

Os três trabalhos premiados foram:

1º prémio – Alexandre Barros (7ºF)

2º prémio- Catarina Guerra  (7ºE)

3º prémio – Alexandra Costa (7ºC)

Estes alunos receberam o livro «O Segredo da Serra» da autora e geógrafa Arinda Rodrigues, uma pasta para computador, uma capa e uma caneta, fornecidos pela Texto Editora. As docentes agradecem à Texto Editora e ao seu Delegado Nélson Ramos pelo patrocínio deste evento.

2016 rosa dos ventos 03 2016 rosa dos ventos 01 2016 rosa dos ventos 02 2016 rosa dos ventos 04 
  1.º Prémio 2.º Prémio 3.º Prémio  
  2016 rosa dos ventos 05 2016 rosa dos ventos 06 2016 rosa dos ventos 07  
  Alexandre Barros Catarina Guerra Alexandra Costa  

As professoras de Geografia, Ana Veloso e Paula Semião

green project awardsA 7ª Edição do Green Project Awards distinguiu com o galardão de vencedor, os alunos do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva, do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas de São Brás de Alportel com o projeto “O Surf na Serra do Caldeirão”.

Trata-se de um projeto inovador de pranchas de surf construídas com rolhas de cortiça recicladas, desenvolvido, no ano letivo anterior, por alunos do 3º ano, daquele Curso Profissional, sob a coordenação do professor Rui Beijoca e com o apoio de Octávio Lourenço da empresa Ferox.

No projeto estiveram  envolvidos 12 alunos e foram necessárias 1250 rolhas para a construção de uma prancha.  Esta reutilização, de uma matéria prima representativa do concelho de S. Brás de Alportel,  permitirá para já resultados em termos de imagem,  flutuação, diminuição dos custos de produção, reutilização de materiais e implementação de uma nova indústria.

O prémio foi entregue, no dia 21 de janeiro, na Culturgest, em Lisboa,  pelo Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, que salientou a importância de incentivar a participação e o envolvimento dos jovens em projetos que desafiem a cidadania, associativismo e sustentabilidade entre os jovens.

  O Surf na Serra do caldeirão 03   O Surf na Serra do Caldeirão 04
       
  Sic notícias logo   TSF logo

 

 

 No âmbito das comemorações do 20.º Aniversário da Escola Poeta Bernardo de Passos, foi organizado um concurso de fotografia, subordinado ao tema "Um olhar sobre a minha escola".

Este concurso tem como finalidades: 

♦ Incentivar os participantes a divulgar um olhar único e original sobre a Escola Poeta Bernardo Passos;

♦ Dar a conhecer a toda a comunidade escolar algumas das características da Escola Poeta Bernardo Passos (arquitetura, espaços verdes, pessoas, objetos, pormenores do quotidiano, etc.);

Os trabalhos devem ser entregues até ao dia 24 de Abril.

Regulamento do Concurso