acheter du cialis en ligne
user_mobilelogo

Serviços Online

   email  Email

  moodle Moodle

   sumarios logo   Sumários

   sumarios logo   Alunos & E.E.

Ementas Semanais

    icon cardapio  EB1 e JI 

    icon cardapio  EB23PBP

    icon cardapio  ESJBV

    icon cardapio  VEGETARIANA

Sugestões do Mês

   6-Book-Club-icon Leitura

   movie-camera-icon small Cinema

   music-note-SH-icon Música

Documentos Orientadores

    pdf 24  Projeto Educativo 

 

    pdf 24  Projeto Curricular

 

    pdf 24  Plano de Atividades

 

    pdf 24  Regulamento Interno

 

    pdf 24  Plano de Formação

 

    pdf 24  Plano de Melhoria

 

    pdf 24  PNPSE do Agrupamento

Informações úteis

 calendario escolar 

 

 oferta formativa logo

 

provas de aferição

 

 exames 2017 18

 

ranking das escolas 2017

 

infoescolasjpg

 

atlas da educação 2015

 

estado da educacao 2015

Projetos e Programas

 Academia de Autores logo

 

PES logo

 

enpar letras

 

logoonde

 

prémio ciência na escola

 

clubes programacao robotica

 

team blasius cansat logo

 

cansat logo

 

comenius logo

 

MUSEUMS IN EDUCATION logo

 

webinr DGE

 

EuroRun logo

 

seguranet

Siga-nos

facebook logo    twitter logo    youtube logo     

Quem está em linha

Temos 34 visitantes e sem membros em linha

EMRC 2017 herdade das parchanas 15No passado dia 16 de Junho os alunos de EMRC do 6º ano, passaram o dia na Herdade das Parchanas, em Alcácer do Sal.

As atividades realizadas consideram-se muito importantes para a fase de desenvolvimento em que se encontram - pré-adolescência -, visto fomentarem a auto-estima, a autonomia, perderem alguns receios e trabalharem a ansiedade, bem como o convívio, a confiança pessoal e no grupo de pares, bem como aprenderem a respeitar a natureza.

Todos os alunos manifestaram que tinham gostado muito das atividades, do convívio, por lhes terem proporcionado ultrapassar alguns receios, ansiedades e um dia diferente.

 EMRC 2017 herdade das parchanas 01  EMRC 2017 herdade das parchanas 02  EMRC 2017 herdade das parchanas 03  EMRC 2017 herdade das parchanas 10
       
 EMRC 2017 herdade das parchanas 11  EMRC 2017 herdade das parchanas 13  EMRC 2017 herdade das parchanas 12  EMRC 2017 herdade das parchanas 16
       
 EMRC 2017 herdade das parchanas 14  EMRC 2017 herdade das parchanas 06  EMRC 2017 herdade das parchanas 09  EMRC 2017 herdade das parchanas 08
       
EMRC 2017 herdade das parchanas 05 EMRC 2017 herdade das parchanas 07 EMRC 2017 herdade das parchanas 18 EMRC 2017 herdade das parchanas 04

EMRC visita porto e bragaNo passado dia 15 e 16 de fevereiro 62 alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) da Escola Poeta Bernardo de Passos, em São Brás de Alportel, diocese do Algarve, deslocaram-se em visita de estudo à cidade do Porto e Braga.

Tendo como objetivo o "aprofundamento do estudo obtido na unidade letiva 1 do 9º ano" que reflete sobre a "Dignidade da Vida Humana" os alunos visitaram diversos "lugares que marcam a questão da dignidade e o modo como este habita a terra", refere a docente Paula Frazão de EMRC.

Os alunos visitaram, no Porto, as Caves do Vinho do Porto, a Torre dos Clérigos, a emblemática Livraria Lello e a Casa da Música.

Em Braga a disciplina organizou um peddypapper pela cidade com conteúdos da disciplina referentes a esta temática.

santiago de compostela 04No dia 22 de fevereiro, pelas 2h00, 28 alunos do Ensino Secundário de algumas escolas do Algarve, Vila Real de Santo António, Tavira, Faro e São Brás de Alportel, partiram em direção a Braga, com um itinerário bem definido e ansiado, rumo a Santiago de Compostela, para concretizar o sonho de fazer o Caminho de Santiago.

Neste dia, fez-se a subida ao Santuário da Senhora do Monte (Bom Jesus de Braga) e à Senhora do Sameiro depois de fazer um tour pela zona histórica de Braga. Ao fim da tarde o grupo rumou Santiago de Compostela.

No dia 23, bem cedinho, partimos até Padrón e lá deu-se inicio ao Caminho de Santiago. 27 km e 7h00 depois, chegámos à Catedral de Santiago com uma sensação de plenitude, realização pessoal, e de serenidade espiritual. Apesar das dificuldades e do cansaço sentido por alguns, todos completaram o trajeto e todos entraram na praça da Catedral. Após a visita ao espaço interior, o grupo comprou alguns "recuerdos" e regressou ao Hotel para descansar. Depois do jantar fez-se o reconhecimento da zona e percebeu-se o encantamento do local.

No dia 24 rumámos em direção à cidade do Porto onde visitámos a Casa da Música e, após o almoço, a Torre dos Clérigos e a Sé Catedral. Pelas 23h00, chegámos à Escola Secundária José Belchior Viegas.

Em jeito de balanço, considero que esta foi uma visita de estudo gratificante a todos os níveis, por ser uma atividade interescolas, por permitir o convívio, a partilha de experiências e de vivências e por permitir aos nossos jovens a realização deste "caminho", físico e espiritual.

 santiago de compostela 01  santiago de compostela 02  santiago de compostela 03  santiago de compostela 06  santiago de compostela 05

visita de estudo a Lisboa e Sintra dos alunos de EMRC“Conhecer a simbologia cristã da área metropolitana de Lisboa” levando os alunos a percecionar “o Símbolo e a sua importância destes os tempos ancestrais” foram os objetivos que levaram a Lisboa e Sintra cerca de quarenta e sete alunos de EMRC de São Brás de Alportel nos passados dias 6 e 7 de março.

A visita permitiu “o contacto com a história passada e presente do nosso país” e ver de perto o engenho do homem em alguns monumentos históricos” como a “o palácio da Pena e a Quinta da Regaleira”, em Sintra e os símbolos cristãos dos diferentes locais como “a Capela do culto Mariano e o  Poço” com a diferente “simbologia associada à Morte e ao Renascer”.

Em Lisboa os alunos visitaram o Palácio de belém, Museu da Presidência e o Oceanário onde workshop intitulado “a biodiversidade somos nós”, no âmbito da Unidade Letiva “A Liberdade”.

Para a professora Paula Frazão esta foi mais uma oportunidade de “em contexto extra-escolar” aprofundar “conteúdos programáticos previstos no programa de EMRC” e estabelecer “contactos de proximidade com os alunos”.

No passado dia 22 de janeiro, os alunos com Currículo Especial Individualizado das Escolas Poeta Bernardo de Passos e José Belchior Viegas, visitaram o RIAS - Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens, Ria Formosa, Olhão.

Os alunos tiveram oportunidade de saber como é o dia-a-dia num centro de recuperação de animais selvagens e de aprender um pouco mais sobre algumas espécies e os problemas que afectam a nossa fauna. Visitaram a sala de exposições, o hospital (câmaras de reabilitação) e os parques de voo.

Esta visita insere-se no projeto da preservação das espécies autótones, que resultou de uma parceria estabelecida entre as escolas acima referidas, a Quinta do Peral e o RIAS.

Este projeto desenvolve-se ao longo do ano letivo, com a realização de várias atividades, nomeadamente, o apadrinhamento de espécies em recuperação (peneireiro), apresentação de cartazes, construção de ninhos, realização de palestras e recolha de bens essenciais para ajudar o RIAS (jornais, papel higiénico, rolos de cozinha, ração seca, toalhas turcas).