acheter du cialis en ligne
user_mobilelogo

Serviços Online

   email  Email

  moodle Moodle

   sumarios logo   Sumários

   sumarios logo   Alunos & E.E.

Ementas Mensais

    icon cardapio  EB1 e JI 

    icon cardapio  EB23PBP

    icon cardapio  ESJBV

    icon cardapio  VEGETARIANA

Documentos Orientadores

    pdf 24  Projeto Educativo 

 

    pdf 24  Plano de Atividades

 

    pdf 24  Regulamento Interno

 

    pdf 24  Plano de Formação

 

    pdf 24  PNPSE do Agrupamento

 

     pdf 24  Promoção da Disciplina

Projetos e Programas

 Academia de Autores logo

 

PES logo

 

infopoint aejbv logo

 

enpar letras

 

logoonde

 

LOGO 15ªEd Horizontal 1024x509

 

programacao robotica

 

scratch logo

 

cansat logo

 

comenius logo

 

MUSEUMS IN EDUCATION logo

 

webinr DGE

 

EuroRun logo

 

seguranet

Siga-nos

facebook logo    twitter logo    youtube logo     

Quem está em linha

Temos 9 visitantes e sem membros em linha

Proteção de Dados

Encarregado de Proteção de Dados
Jorge Manuel Carrasquinho Vieira
rgpd.dsral@dgeste.mec.pt
Telefone: 289 893 900
Morada: EN125, Sítio das Figuras,
8000-761 Faro

  patrimonio religioso link exposiçao patrimonio religioso 01 exposiçao patrimonio religioso 02  

Nas duas semanas que antecederam o final do ano letivo do 3º ciclo, o Clube Europeu em articulação com a disciplina de E.M.R.C., participou na Exposição Final de Ano, com um cartaz intitulado "Património Religioso e Cultural".

Alunos do 9º ano de escolaridade da Escola Poeta Bernardo de Passos elaboraram um cartaz, no qual identificaram, caraterizaram e localizaram o património religioso – edificado, imaterial (festividades, procissões, tradições) e móvel (arte Sacra)–, partindo de São Brás de Alportel, em que se vive de forma entusiasta e original a procissão das Tochas no Domingo de Páscoa, rumo a outros locais portugueses, passando também por Espanha, França, Itália e Alemanha.

infopoint aejbv logoEm fevereiro de 2018 foi criado o "InfoPoint" físico, denominado Espaço Europa, na biblioteca escolar da Escola Poeta Bernardo Passos, possibilitando o acesso direto dos utilizadores aos recursos relacionados com a União Europeia.

No "InfoPoint" virtual agora disponibilizado na página eletrónica do agrupamento a comunidade escolar poderá encontrar informação diversa, atualizada e em permanente construção sobre o espaço europeu, (publicações, vídeos, noticias, artigos, legislação, concursos…) , e, simultaneamente,ser produtora de informação.

Os "InfoPoints" permitem ao utilizador melhorar a sua literacia sobre a UE, de modo a atuar de forma informada e racional, no seu quotidiano, e exercer uma cidadania europeia responsável e democrática.

2018 exposicao dia da europaO Clube Europeu em articulação com os Grupos de Geografia, Francês e Espanhol comemorou o Dia da Europa (9 de maio) na Escola Poeta Bernardo Passos, com uma exposição de trabalhos elaborados pelos alunos do 3º ciclo e secundário e com a terceira edição do Concurso "O + Europeu".

A Exposição «O Dia da Europa», localizada no átrio da biblioteca da escola, vivencia o subtema «Património Cultural», corroborando a comemoração do Ano Europeu do Património Cultural- 2018, através de cartazes elaborados por alunos:

  • O 9º ano de escolaridade apresentou o “potencial económico do património cultural na UE”; os “impactes das alterações climáticas no património cultural na UE, ou, num país da UE”; e os “impactes das chuvas ácidas no património imóvel na União Europeia”.
  • O 8º ano de escolaridade apresentou os vários elementos do património cultural dos países da UE e ementas da gastronomia francesa.
  • O 11º ano de escolaridade elaborou flyers, em língua espanhola, sobre os aspetos culturais de uma cidade ou país da União Europeia.

Na manhã do dia 10 de maio, no auditório da escola, decorreu o concurso "O + Europeu", envolvendo dois alunos por cada turma do 3º ciclo. Cada ano letivo concorreu isoladamente e o concurso final envolveu uma turma por cada ano, assim chegaram à final os representantes das turmas 7ºF; 8ºA e 9ºE.

Felicitam-se todos os alunos pelo seu empenho nas atividades propostas e em especial os vencedores do concurso:

  • 1º lugar → Dois alunos do 7º F e dois alunos do 9º E
  • 2º lugar → Dois alunos do 8º A

Os vencedores receberam um "Xeke cinema Nos" e restantes alunos obtiveram um certificado de participação com a respetiva classificação final.

Professores Paula Semião, Carlos Carmo, Cristina Cruz, Élia Gonçalves, António Mangana e Ana Alves.

2018 exposicao dia da europa 01 2018 exposicao dia da europa 02 2018 exposicao dia da europa 03 2018 exposicao dia da europa 04

visita estudo Lagos portimao 03As turmas do sétimo ano de escolaridade realizaram uma visita de estudo ao Museu de Portimão e ao Centro de Ciência Viva de Lagos, nos dias sete (turmas 7ºC e 7ºE); oito (turmas 7ºA e 7ºB) e nove (7ºD e 7ºF) de março.

Esta visita correspondeu a uma articulação entre as disciplinas de Geografia, Físico-química, Inglês e o Clube Europeu.

No museu de Portimão, localizado no edifício da antiga Fábrica de Conservas de peixe “Feu Hermanos”, datado dos finais do séc. XIX, na margem direita do rio Arade, os alunos foram convidados, durante a manhã, a vivenciar a exposição "Portimão, Território e Identidade". A exposição contemplou três partes:

  1. Origem e destino de uma comunidade, recuando à Pré-história, através de artefactos provenientes da necrópole de Alcalar, pertencentes ao homem Neandertal, passando pelos testemunhos romanos, islâmicos até à idade moderna, focando-se na atividade marítima e no sector primário.
  2. A vida industrial e o desafio do mar, dando a conhecer a indústria conserveira (e.g., laboração, vida dos operários, litografia das latas de conserva, a publicidade através da rádio) e a atividade piscatória (através de um filme de 1949).
  3. Do Fundo das Águas, na antiga cisterna da fábrica, os alunos foram convidados a entrar num submarino e através de vídeos observaram o processo de criação do recife artificial de Portimão «Ocean Revival», formado por quatro navios da Armada Portuguesa.

Na parte da tarde, seguiu-se para o Centro de Ciência Viva de Lagos, onde visitámos uma exposição intitulada "Do Astrolábio ao GPS", na qual vivenciámos o passado e o presente em três áreas temáticas: instrumentos de orientação e navegação; vida a bordo e comunicações.

No exterior, sempre que o estado do tempo permitiu, desfrutámos do Jardim das Descobertas, explorando os conceitos de Física, do funcionamento das roldanas e distribuição de forças ao parafuso de Arquimedes; o Jardim do Barco e o Jardim do Farol, onde se explicou a propagação da luz.

Os alunos realizaram uma oficina "Cozinha molecular", através da exploração das propriedades químicas e físicas de alguns compostos criaram novos sabores e formas e no final provaram os seus alimentos.

Foi um dia muito divertido e pedagógico!

visita estudo Lagos portimao 01 visita estudo Lagos portimao 02 visita estudo Lagos portimao 04 visita estudo Lagos portimao 05  visita estudo Lagos portimao 06

 

visita estudo Lagos portimao 07 visita estudo Lagos portimao 08 visita estudo Lagos portimao 09 visita estudo Lagos portimao 10 visita estudo Lagos portimao 11

Professores António Mangana, Bárbara Moiteiro, Carla Mateus, Celeste Camacho, Cristina Neves, Helena Monteiro, Paula Semião, Paulo Pereira, Susana Nassa, Suzana Neves e Sílvia Leal.

espaco_europa_01.JPGBiblioteca da Escola Básica Poeta Bernardo de Passos dispõe de um novo espaço de conhecimento, o Espaço Europa.

Esta novidade resultou da parceria entre o Clube Europeu e a Biblioteca Escolar, possibilitando o acesso direto dos utilizadores aos recursos relacionados com a União Europeia.

Os materiais já existentes na Biblioteca estão a ser enriquecidos por outros, que as embaixadas contactadas vão oferecendo.

A sua estreia coincidiu com a realização de trabalhos de pesquisa sobre a União Europeia pelos alunos do 7.º Ano, no âmbito da disciplina de Geografia.

  espaco_europa_02.JPG espaco_europa_03.JPG espaco_europa_04.JPG