Erasmus + Water is not only Water. Water is our Future

Na semana de 18 a 23 de novembros, a nossa Escola foi anfitriã de mais um evento Erasmus +. Fomos visitados pelas Escolas parceiras da Eslováquia, Itália, Polónia e Turquia.

Durante a semana, para além do trabalho desenvolvido no âmbito do projeto, proporcionámos aos nossos parceiros inúmeras visitas de carácter cultural, onde pretendemos mostrar um pouco deste maravilhoso Algarve.

Foi uma semana de intenso aprofundar de relações ao proporcionarmos a estadia dos alunos estrageiros na casa das famílias dos nossos alunos.

Queremos muito agradecer à Câmara Municipal de são Brás de Alportel, ao Museu do Traje, na pessoa do seu Diretor, a todos os Encarregados de Educação , também a toda a direção da Escola Secundária, por todo o apoio e disponibilidade demostradas para que esta semana fosse inolvidável para todos os que nela participaram.

Gostaria também de deixar uma palavra de apreço aos professores Rui Clara, Maria João Chagas , Carla Lourenço, Ricardo Martins e Vítor Nunes pelo total empenho na concretização das atividades e do acompanhamento aos nossos parceiros para que estes tivessem uma estadia inesquecível .

 

                                                                                              O coordenador

                                                                                              Domingos Guapo

 

 

 

 

Depoimento de um aluno

 

O ERASMUS+ é um projeto que palavras não são suficientes para explicar as emoções e as memórias que se sente. É uma experiência que, apesar de durar apenas uma semana, seis meses ou até um ano, as lembranças e as amizades ficam para sempre.

     Eu sinto-me bastante afortunada de ter tido a possibilidade e o prazer de fazer parte deste projeto ERASMUS+, Water is not Water. Water is our Future. Foi uma experiência incrível. Graças a este programa fiz amizades da Polónia, Turquia, Eslováquia e Itália, amizades que tenho a certeza que vão ficar para a vida toda. Adorei ter a oportunidade de ter alguém em casa com quem pude falar, ver filmes, sair  mas, acima de tudo, criar uma ligação muito especial.

     Algo que também gostei bastante de fazer foi poder conhecer partes do Algarve que não conhecia como o Museu de São Brás de Alportel onde aprendi que Portugal é a maior fonte de cortiça do mundo todo, ou ir ao Resort Vila Vita onde aprendi a importância de começar a usar a dessalinização para poupar água, o que é algo importante, não só porque foi o tema principal do ERASMUS mas também porque a água que podemos consumir está a acabar e temos de começar a pensar em boas alternativas para poupar, tanto para nós como para a nossa casa, o Planeta Terra. Outro sítio que visitámos foi o Percurso dos Sete Vales Suspensos. Nunca lá tinha ido, mas de certeza que  vou voltar. A vista é incrível e nem as fotos o conseguem demostrar. Fomos também ao Museu de Portimão, no renovado edifício da antiga fábrica de conservas de peixe, à Ilha do Farol, onde fizemos jogos de água e onde limpámos a praia e, por último, mas não menos importante, fizemos uma visita cultural à cidade velha de Faro e acabamos o dia no Fórum Algarve. 

     Mas a melhor atividade de todas foi quando fomos postos em grupos aleatórios e tivemos de escrever uma carta para a água. Esta foi a minha atividade favorita pois tive a oportunidade de não só melhorar o meu nível de inglês como trabalhar em grupo com colegas de outras nacionalidades. Apesar de no início estarmos  um pouco inibidos, acabamos por escrever uma linda carta que depois lemos para o resto dos alunos e professores. E não houve uma melhor carta, foram todas únicas e emocionais na sua própria forma. Esta foi uma atividade perfeita para criar ligações não só com os colegas e professores, mas também com a água.

     É claro que tudo bom vem com algo mau, e neste caso foram as despedidas. Apesar dos meus colegas terem cá estado apenas uma semana, eu senti como se eles tivessem cá estado uma década. Foi muito difícil ter de dizer adeus, mas  sei que os irei ver brevemente, sendo esse reencontro na Polónia ou na Turquia ou até mesmo daqui a uns anos quando for viajar.  A nossa conexão será sempre a mesma, daqui a um mês, um ano, uma década, para toda a eternidade.

 

                                                                                              Aluna

                                                                                      Leonor Santos