Dando cumprimento à alínea a), do ponto 1 do Artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 75/2008 de 22 de Abril, na sua versão atual, que enuncia o Projeto Educativo como um dos instrumentos de autonomia e de gestão escolar e o descreve como: “(...) documento que consagra a orientação educativa do agrupamento de escolas ou da escola não agrupada, elaborado e aprovado pelos seus órgãos de administração e gestão para um horizonte de três anos, no qual se explicitam os princípios, os valores, as metas e as estratégias segundo os quais o agrupamento de escolas ou escola não agrupada se propõe cumprir a sua função educativa”, foi elaborado, pelo Conselho Pedagógico, o Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas (PEAEJBV) - “AEJBV... Uma Escola Feliz! -para o mandato 2023-2027.
Ainda, de acordo com o mesmo normativo, pretende-se que o PEAEJBV seja um ”documento objetivo, concisão e rigoroso, tendo em vista a clarificação e comunicação da missão e das metas da escola no quadro da sua autonomia pedagógica, curricular, cultural, administrativa e patrimonial, assim como sua apropriação individual e coletiva”.
Com o objetivo de cumprir a sua função educativa, o AEJBV sentiu a necessidade de reinventar a sua filosofia e os modos de trabalhar, de acordo comos novos contextos e necessidades. Assim, este PE está modelado no recém-aprovado Plano de Intervenção, e incorpora as aprendizagens organizacionais, ao mesmo tempo que assume novos desafios que deem resposta às linhas orientadoras do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) ou à Estratégia de Educação para a Cidadania.
A sua conceção obedeceu “a uma lógica de integração e de articulação, tendo em vista a coerência, eficácia e qualidade do serviço prestado” (Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho que altera e republica o Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril), articulando-se com outros documentos estruturantes, designadamente o Projeto de Intervenção e a Carta de Missão da Diretora. Todos os documentos estruturantes (re)afirmam a missão, a visão estratégica e os valores que devem nortear o Agrupamento constantes no documentos referenciados anteriormente.
Mais do que nunca, pede-se à escola que forme pessoas autónomas e responsáveis e cidadãos ativos e, por isso, é enorme a nossa responsabilidade e, por isso, o PEAEJBV é motivado pela premissa “a educação é a arma mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo” (Nelson Mandela).
ANEXOS (atualizados anualmente)
→ Caracterização do Agrupamento