Plano Anual de Atividades

O Projeto Educativo, documento orientador por excelência, define como missão do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas um processo contínuo de formação de cidadãos críticos, responsáveis e empreendedores, dotados de competências essenciais para a integração na vida ativa e na comunidade, preparados para o sucesso e para contribuírem, com a sua realização pessoal, na construção de uma sociedade equitativa e solidária.

Neste âmbito, o Plano Anual de Atividades (PAA) constitui um instrumento do exercício de autonomia e nele se reflete a realidade do agrupamento no seu dia-a-dia.

Este plano concretiza as linhas orientadoras, objetivos, valores e metas enunciados no Projeto Educativo (PE), priorizando e elencando as atividades a concretizar no respeito pelo regulamento interno e dentro dos limites orçamentais.

Trata-se de um documento de planeamento, que define, em função do Projeto Educativo e do Perfil do Aluno, para cada departamento curricular ou para cada projeto, as formas de organização e programação das atividades e que procede à identificação dos recursos necessários à sua execução” (alínea c, artigo 9.º, do Decreto-Lei nº 137/2012, de 2 de julho), procurando atingir as aprendizagens essenciais, no âmbito do Regime de Autonomia e Flexibilidade Curricular, da Educação Inclusiva e contribuindo para a operacionalização da Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola.

Para uma melhor análise e consulta da informação, o PAA apresenta-se através de um ficheiro EXCEL, onde, através de filtros, podemos pesquisar as atividades por departamento, por área, por projeto, por tipo de atividade, por articulação curricular e por linha orientadora do PE.

As atividades previstas neste plano apresentam uma estimativa orçamental e geram receitas diretas, que serão devidamente inscritas no orçamento de receita e despesa, nas correspondentes rubricas orçamentais que conterão ainda a previsão de todas as receitas e despesas necessárias ao funcionamento do agrupamento.

O Plano Anual de Atividades, é um documento dinâmico, mobilizador e aglutinador de vontades, pelo que será, sempre que necessário, passível de reformulação em função dos condicionalismos conjunturais, permitindo integrar mais atividades ou alterar as propostas, desde que devidamente planificadas pelos seus proponentes e apresentadas e aprovadas em Conselho Pedagógico.

Considera-se assim, que o mesmo é um documento aberto, cuja operacionalização exige atitudes de cooperação e de compromisso de toda a comunidade educativa, num processo de readaptação contínua a que todos nos temos vindo a habituar.

O Plano Anual de Atividades será objeto de uma avaliação, em função das metas estabelecidas, através da plataforma eletrónica, utilizando uma escala de 1 a 4, após o que será elaborado um relatório de avaliação do plano agora apresentado.

ANO LETIVO 2020/21

Apresentação do Plano Anual de Atividades

Introdução do Plano Anual de Atividades

Plano Anual de Atividades