Já conheces os serviços em linha das nossas bibliotecas? Se frequentas uma das nossas Bibliotecas Escolares, este é o guia perfeito para, em poucos minutos, rentabilizares o nosso portal e fazeres uso dos imensos recursos disponibilizados. Pressiona na imagem, para a ampliares, e usa o código QR. Se preferires, podes aceder diretamente ao vídeo no teu explorador de internet.
Ao longo do mês de junho, relativamente à comemoração dos 500 anos do nascimento de Camões, os nossos alunos criaram e pintaram máscaras do poeta e realizaram uma atividade de leitura coletiva a partir de excertos da sua obra.
No dia das provas de “Fluência Leitora”, desenvolvemos as seguintes atividades:
-
Sopas de letras subordinadas ao tema "Escola";
-
Descoberta de palavras com base no código do alfabeto;
-
Jogo do STOP;
-
Leitura da história A lagartinha muito comilona (POP-UP) e ilustração de uma borboleta;
-
Leitura coletiva, em voz alta, do livro Se eu fosse um livro;
-
Leitura coletiva, em voz alta, de adivinhas;
-
Leitura da história Era uma vez uma velha que engoliu uma mosca e, posteriormente, ilustração.
Para as turmas do pré-escolar, contámos e explorámos a história O chapéu do Sr. Bonifácio.
Ainda no decorrer do mês de junho, a nossa contadora de histórias, Zezinha, realizou as seguintes atividades:
Pré-escolar
"Histórias com Mimos - Biblioterapia", com os seguintes títulos: Uma lagartinha muito comilona (e ilustração da borboleta), Só mais uma história e Amélia quer um cão.
Exploração de livros temáticos e convite à leitura, através da exploração de vários títulos de histórias.
1.º Ciclo
"Hora H... H de Histórias", com os seguintes títulos: Um grande guarda-chuva, A coisa realmente maravilhosa e É um livro.
2.º Ciclo
"Hora H... H de Histórias", com os seguintes títulos: Se eu fosse um livro e É um livro.
Na sequência da celebração do Dia da Criança, foi realizada uma atividade conjunta entre alunos do 3.º Ciclo (turma 7.ºF) e do 1.º Ciclo (turma 1.ºA). Esta atividade resultou da produção escrita de histórias pelos alunos do 7.ºF que, depois, realizaram a leitura expressiva das mesmas à turma do 1.ºA.
Para terminar, a Biblioteca Escolar colaborou também com o projeto "Radar Social", uma parceria do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas com o Serviço Social da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, tendo-se efetuado a narração da história O grande guarda-chuva.
Pode consultar, aqui, algumas fotos das atividades descritas.
Nos dias 12, 13 e 16 de junho, as nossas escolas de 1.º ciclo acolheram as Provas de Fluência Leitora, uma iniciativa nacional que pretende avaliar a capacidade de leitura em voz alta, a expressividade e a compreensão dos alunos do 2.º ano de escolaridade. Esta prova é uma oportunidade para acompanhar a evolução dos hábitos e competências leitoras das nossas crianças e valorizar o papel da leitura no sucesso escolar.
Enquanto o professor titular aplicava a prova a um aluno, os restantes participaram nas atividades promovidas pela equipa da Biblioteca Escolar. Durante estes dias, as crianças ouviram histórias que, posteriormente, foram analisadas em grupo, participaram em atividades de adivinhas e expressaram a sua criatividade ao desenhar e pintar ilustrações relacionadas com as histórias lidas.
Estas atividades tiveram como objetivo reforçar o gosto pela leitura, estimular a imaginação e promover momentos de partilha e descoberta, num ambiente descontraído e motivador.
A equipa da Biblioteca Escolar congratula todos os alunos pelo entusiasmo e empenho demonstrados e agradece a colaboração de todos os agentes educativos envolvidos. Continuamos, assim, a acreditar que “Quem lê voa mais alto!”.
No dia 2 de maio, a biblioteca da escola EB1JI/N.º3 dinamizou um conjunto de atividades dedicadas à celebração do "Dia da Mãe".
Durante a "Hora do Conto", as crianças do pré-escolar ouviram a história "A que sabe um beijinho?". Após a leitura, cada criança decorou corações com as cores que, para elas, melhor representam o sabor de um beijinho. Estes corações foram depois aplicados num painel coletivo, criando um bonito mural alusivo à data.
Os alunos do 1.º ciclo participaram também na comemoração, decorando pequenos postais para oferecer às suas mães. Para além disso, realizaram desenhos e escreveram frases livres dedicadas ao "Dia da Mãe", expressando, de forma criativa, o seu carinho e reconhecimento.
Foi um momento especial de partilha, imaginação e afeto, que deixou a biblioteca ainda mais colorida e repleta de ternura.
No mês de abril, na nossa biblioteca escolar, dinamizámos diversas atividades relativas a eventos/efemérides que decorrem no período da primavera, pelo que destacamos os seguintes eventos/efemérides: Páscoa; Dia do Livro Infantil; Dia Mundial do Livro; Direitos de Autor e 25 de Abril. Assim sendo, as nossas crianças participaram nas seguintes atividades:
- Ilustração e escrita de livros para colocar no painel da “Árvore das Palavras”, tendo como ponto de partida a pergunta “O que é um livro para ti?”.
- Desenhos livres alusivos à Páscoa e à primavera.
- Desenhos livres e pintura de cravos vermelhos para decorar o painel.
Durante este mês, na “Hora do Conto”, com as turmas do pré-escolar, explorámos a história “Quem quer casar com o passarinho?”, num formato transmediado, a partir da utilização de fantoches para dar vida aos animais da história e, assim, tornar o momento mais interativo e divertido.
Ainda, ao longo do mês de abril, a Zezinha desenvolveu as seguintes atividades:
Pré-escolar:
- “Histórias com Mimos” com os títulos:
- O Grunxo e o Roncão.
- Acreditar.
- A Viagem das Borboletas.
- Quem Comeu o Meu Livro.
1.º Ciclo:
- Hora do Conto com os seguintes títulos:
- Acreditar.
- A Viagem das Borboletas.
- Aqui há Gato... e Boas Histórias Também.
2.º Ciclo:
- “Hora… H de História” com os títulos:
- Há uma Raposa na Minha Escola.
- Acreditar.
- É um Livro.
- Contos do Mundo.
Consulte, na galeria de imagens, algumas fotos destas atividades.












Durante o mês de março, na biblioteca da escola EB1JI - N.º3, foram dinamizadas diversas atividades na biblioteca, com destaque para o “Dia do Pai” e a “Chegada da Primavera”.
Para celebrar o Dia do Pai, as crianças participaram em várias iniciativas:
- Decoraram postais que levaram para casa.
- Realizaram desenhos e escreveram frases acerca dos seus pais que, posteriormente, foram expostos num painel.
- Pintaram o título decorativo do painel.
Dando continuidade à iniciativa "Árvore dos Afetos", recolheram-se as mensagens realizadas pelos alunos, depositadas na caixa de correio da biblioteca, e, mais tarde, foram expostas junto à árvore.
Iniciou-se, ainda, a pintura do painel alusivo à primavera.
No âmbito da “Hora do Conto”, as turmas do pré-escolar assistiram à leitura da história "Os primeiros ritmos da primavera". A atividade envolveu a introdução de alguns instrumentos musicais, com o objetivo de tornar a história mais apelativa e imersiva.
Ao longo do mês, a Zezinha dinamizou as seguintes atividades de leitura:
Pré-escolar
Sessões de “Histórias com mimos” com os títulos:
- Pai Fantástico.
- Está um dinossauro preso no meu livro.
- Papá das pernas longas.
1.º Ciclo
Hora do conto com os livros:
- Papá das pernas longas.
- A árvore da escola.
- Criaturas estranhas.
- Tio Lobo.
2.º Ciclo
Hora... H de História, com a leitura das obras:
- Tio Lobo.
- A fada Oriana.
- O livro sem bonecos.
Consulte, na galeria de imagens, algumas fotos das atividades.
Painel de colagens no átrio da Biblioteca da EB 2.3 Poeta Bernardo de Passos, atividade dinamizada pelas docentes de Educação Visual
e realizada por algumas turmas do 3.º Ciclo, durante o evento "Escola em Movimento"