No âmbito do 21.º aniversário da atribuição do nome do são-brasense Manuel Francisco do Estanco Louro (1890-1953) como patrono da Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel (2003), esta entidade e a Biblioteca Escolar da EB 2.3 Poeta Bernardo de Passos organizaram encontros com todos os alunos do 5.º Ano, com a colaboração das docentes de Ciências Naturais do 2.º Ciclo, no dia 8 de novembro de 2024.
Cada sessão foi aberta pela Dra. Olga Gago, coordenadora da Biblioteca Municipal. Seguiu-se a partilha de informações biobibliográficas sobre Estanco Louro por parte da Dra. Teresa Oliveira, Bibliotecária da Biblioteca Municipal, que também deu o mote para o tema de reflexão: a importância da sustentabilidade dos recursos hídricos em São Brás de Alportel. Por fim, a Eng.ª Paula Vaz, da Agência Portuguesa do Ambiente - Administração da Região Hidrográfica do Algarve, conduziu os momentos de sensibilização para a problemática da seca no país e de promoção de atividades/projetos que levem os adolescentes a conhecer, refletir, inovar e agir na sua região.
Em cada momento, O Livro de Alportel, a grande obra que reúne o exímio trabalho de investigação realizado por Estanco Louro, foi o protagonista nestas conversas e reflexões à volta dos livros.